Pippa Evans e Sanderson Jones, fundadores da Assembleia domingo, conversar com Stephen Tomkins sobre a igreja sem Deus
Na edição de março da Reforma, tivemos uma revisão da primeira reunião da Assembleia Sunday - uma ideia surpreendente dos comediantes Pippa Evans e Sanderson Jones: uma igreja para as pessoas que não acreditam em Deus.
Desde então, eles se espalharam suas filiais, tanto quanto Nova York, e Melbourne, e até o final de seu primeiro ano esperamos ter 35 congregações. Eles receberam 1.600 pedidos de pessoas que querem uma filial local perto deles. A reunião de Londres vê entre 200 e 600 pessoas em um domingo. Eles estão atualmente em uma excursão crowdfunded de três continentes ", 40 Datas e 40 Noites". *
Uma história de sucesso como este pode ou não pode significar que eles têm a unção divina. O que certamente significa é que igreja sem Deus é um movimento vale a pena pagar a atenção. O que exatamente é isso, por que é, eo que isso revela sobre a mudança da forma fé em nosso mundo? Reforma encontrou o par em, de todos os lugares, um clube para os artistas de variedades aposentados em Covent Garden, por algum diálogo inter-religioso.
* http://sundayassembly.com/40dates
Para muitos cristãos ocidentais, hoje, a fé pode ser grande, mas chamar a linha de ir à igreja. Você fazê-lo de outra maneira - sim à igreja, não a fé. Por quê?
Pippa Evans: que é verdade para a maioria dos cristãos? Eu conheço um monte de pessoas que vão à igreja - igreja cristã - não porque acreditam em Deus, mas porque querem a comunidade. Para mim, a força da igreja é a comunidade. A razão pela qual o fazemos é oferecer a opção que não envolve a oração ea piedade.
Sanderson Jones: Você obter alguma mão torcendo leve sobre: "O que podemos aprender com o sucesso do Domingo da Assembléia" "Obviamente não estamos comunicando claramente a mensagem bem o suficiente", ou: "Nós simplesmente não tem o coisa toda Jesus para as pessoas. "Mas eu acho que por mais que você se que, ao longo, se há uma carga de pessoas que não acreditam em Deus, então isso é um obstáculo. Há um grande número de pessoas que ainda querem ter a comunidade e todas as grandes coisas que as igrejas fazem.
Existe algo que as igrejas podem aprender com o sucesso do Domingo da Assembléia?
PE: Eu não sei. Temos tido muito com a igreja! Nosso fundo é o desempenho, por isso sabemos como colocar em um show. Eu acho que é por isso que temos sido bem sucedida em unir Assembleia domingo. Mas é incrível como muitas pessoas entrar em contato dizendo: "Eu tinha essa idéia, mas eu não sabia como fazê-lo", ou "Eu nunca chegou a ele." Então eu acho que o segredo da Assembleia domingo é um muitas pessoas tiveram essa idéia, é só que eram as pessoas para colocá-lo juntos.
SJ: Um monte de organizações humanistas e ateus têm lutado por tanto tempo com uma idéia, mas não têm idéia de como transformá-lo em uma comunidade. Então, eu acho que eles provavelmente tem mais a aprender com nós do que igreja. Não é como este é o nosso conjunto de habilidades. Aparentemente, alguns vigários ir às escolas para aprender a fazê-lo!
PE: Mas nós temos pedaços de habilidades. Eu acho que a comédia tem sido um grande campo de treinamento.
SJ: Se você quer ensinar as pessoas a levar serviços, eles devem ir para uma sessão de comédia stand-up e bateu o circuito de microfone aberto e aprender a envolver as pessoas que não se sentem que eles têm que estar lá.
O Domingo da Assembléia é modelado em cima de alguma coisa?
SJ: Nós temos a inspiração de muitos lugares.
PE: Mas o formato básico é um conjunto de culto da igreja / escola.
SJ: E TED conversações. E apenas tentando torná-lo uma experiência emocional, você sabe. É divertido, mas não é entretenimento. Há um sério propósito moral a ele. Exceto nós realmente não gosto de dizer as palavras "sério propósito moral". Mas por baixo de tudo, esta é a vida, temos um pontinho minúsculo de consciência - pelo menos é o que eu penso - e imaginar como emocionante seria se pudéssemos olhar para trás e dizer que ajudou as pessoas a fazer mais do mesmo. Isso seria incrível.
Você teve experiência da igreja cristã em seus dias mais jovens?
PE: Eu fui à igreja até que eu era 17. O que eu chamo de "igreja clássico" quando eu era criança - com um vigário adequada da velha escola com um vestido branco. Então, eu tinha um amigo na escola que foi a uma igreja happy-clappy, então eu comecei a ir ao grupo de jovens e, a partir da idade de 11 a 17 eu era adequada para a igreja, foi batizado, pregou sobre Haven Green, executou o domingo escola. Então eu comecei a questionar, e eu só parei de acreditar em Deus. E quando saí, percebi que não era Deus que eu perdi ou Jesus, que era da igreja. Eu realmente faltei a igreja.
Então você está tentando recapturar aquela comunidade?
PE: É basicamente só a nostalgia! Eu ainda amo ir à igreja com meus pais. Sinto-me realmente estranho durante as orações e comunhão, mas eu amo o fato que eu sei que todo mundo lá.
Sanderson, você não teve o mesmo fundo.
SJ: Bem, eu fui à capela cinco vezes por semana na escola, mas em que um pouco relutante: "Eu vou cantar qualquer palavra que poderia ser tomada rudemente um pouco mais alto e um pouco ressentido" caminho. Minha mãe era muito religiosa, então fui à igreja um monte até a idade de 10. Mas eu já tinha começado a ter dúvidas; em seguida, quando a minha mãe morreu, eu parei de ir à igreja. Isso significava que, para mim, não acreditando em Deus não era uma questão acadêmica - foi todos empacotados em: "O que é vida? Onde está minha mãe? "Tornou-se uma questão muito emocional e é por isso que eu ligar para estar vivo tão fortemente.
O que fez você sentir que você queria esta comunidade / evento?
SJ: Cerca de seis anos atrás eu deixei um concerto canção de Natal, e pensei: "Eu gosto de muitas das partes dele, é uma pena que no centro não é algo que eu não acredito." Mas eu amo o cantar, Eu amo a comunidade, eu amo as histórias, eu amo a querer melhorar a si mesmo e ajudar outras pessoas. E eu pensei o quão legal seria se no meio foi uma celebração de estar vivo. Porque isso para mim é tão transcendental como qualquer experiência religiosa. Dá-me metade de um minuto e nada muito que se preocupar, e eu acho que pode ter um relacionamento pessoal com estar vivo. Que ficaria muito parecido com alguém que tem uma relação mística com Deus.
Você tem uma "missão comunidade". O que forma isso acontece?
PE: Nós temos realmente um grande equipe de pessoas trabalhando para nós encontrar projetos para juntar-se. A ideia era levar as pessoas a ajudar a fazer o trabalho Assembleia domingo, e depois ir e ajudar os projectos existentes na comunidade local e, em seguida, iniciar nossos próprios projetos. Tivemos a nossa festa da colheita: foram coletadas latas e deu-os ao Foodbank.Então, em outubro nós não temos um serviço de domingo, em Londres, vamos limpar uma área.Nós estamos trabalhando nisso, Steve.
Houve um ponto alto?
PE: A primeira não ser um completo fracasso foi incrível. E a "Maravilha & Joy" mostra - o que chamamos de Domingo da Assembléia Pentecostal.
SJ: humanismo Pentecostal! Nós inventou. Todo mundo estava gritando e agitando os braços.
PE: A ideia era chegar a histeria em massa secular até o final do mesmo. Chegamos lá, quase.Houve uma vez que não parava de gritar que foi realmente emocionante. Toda a gente tem este zumbido maravilhoso e depois à esquerda.
É a histeria irônico ou genuíno?
SJ: Eu realmente sinto isso. Eu realmente sinto que animado.
Você teve muito à prova de balas?
PE: Nós tivemos um monte de pessoas recentemente dizendo que nós estamos indo para ir para o inferno. Então, diga aos seus leitores: "Já sei!"
SJ: Um monte de ateus nos deram um monte de abuso no Twitter, porque, aparentemente, a maneira que nós não acreditamos em Deus não é o caminho certo para não acreditar em Deus.
Você começa por que alguns ateus está chateado?
PE: eu suponho, porque não estamos em campanha para o ateísmo, ele provavelmente se sente mais perto de igreja do que para o ateísmo como a conhecemos. Quando fizemos o primeiro culto de domingo um par de ateus militantes muito veio junto que eram bastante irritado que ele não era como um rali. Nós tentou explicar que Assembleia domingo é sobre a comemoração de estar vivo. Domingo da Assembléia é sobre o que tudo o que podemos fazer juntos independentemente de se você acredita em Deus ou não. O que todos nós temos em comum é a vida. O nosso objectivo era que qualquer pessoa deve ser capaz de chegar a um Domingo da Assembléia e não se sentir condenado ao ostracismo por aquilo em que acreditam.
SJ: Por outro lado, há um grande número de pessoas que podem ter tido experiências muito ruins com a religião. É uma coisa para mim - que última foi à igreja em sério com idade entre 10 e tinha muito poucos anos que passar por diferentes níveis de relação com a religião - para finalmente chegar a um lugar de ver as coisas boas sobre ele; mas se você tiver sido abusado por um padre, se você foi criado em uma família mórmon e não tinha conexões com o mundo exterior, eu posso imaginar que você pode ir: "Ah, é? Eu acho que vou reservar meu julgamento em qualquer coisa que cheira a igreja! "
PE: Há um grande debate que estamos tendo no momento sobre o Natal. Nós dois amamos o Natal.
SJ: Realmente quero cantar hinos.
PE: Eu vou cantar qualquer canção de Natal e eu não me importo sobre as letras. Para mim eles são apenas palavras, da mesma forma como - um exemplo que Sanderson usa frequentemente - você não não olhar para uma pintura de Jesus, só porque você não acredita em Jesus.
SJ: E também as pessoas cantar essas canções pop, como: "Eu preciso de um herói." Você? Você precisa de um herói agora até a manhã é a luz?
Então você não tenha sido em torno de tempo suficiente para ter a sua primeira igreja divide ainda, mas você pode ver de onde eles vêm.
PE: Temos. Nós não querem estar no comando de todos, mas se alguém vai para Domingo da Assembléia aqui e alguém vai a Assembleia domingo, em Newcastle, nós queremos que eles tenham uma experiência semelhante. Assim, escrevemos algumas orientações, mas Birmingham parecia que eles estavam muito controladora de modo que eles se separaram. O que eles são chamados agora?
SJ: O Birmingham Secular Fellowship.
PE: É muito parecida com a cena em A Vida de Brian
SJ: Eu acho que é muito saudável. A grande coisa sobre não ser um céu e inferno é que nunca assume ameaças existenciais.
Você é um evento ou um movimento?
PE: Essa é uma pergunta interessante. Acho que somos um movimento. Nós não sabíamos que ia ser um movimento. Já aconteceu muito rapidamente. Parece que estamos executando um movimento. Como isso aconteceu? Não tenho a certeza nossos agentes estão muito felizes.
SJ: Eu nunca fez ganhar muito dinheiro para o meu agente de qualquer maneira.
Eu sinto que realmente deveria ser possível discutir o ateísmo sem mencionar You Know Who. O que você acha do perfil público do ateísmo hoje?
SJ: É em um lugar muito interessante no momento. Ateísmo é tão grande. Há certas vertentes dentro dele que são mais aceitar de coisas como comunidade e do poder do irracional e emocional. Há até mesmo pessoas que estão olhando para a religião como não necessariamente apenas, como Richard Dawkins colocou, um parasita. Para mim, é uma pena que eu ainda tenho de usar a palavra "ateísmo".
PE: Yep. Acho que é chato, muito chato, como um tópico. Não é um crachá Eu particularmente quero usar. Eu não estou lutando para o ateísmo, eu estou tentando obter uma comunidade juntos. Acho falando sobre o ateísmo maçante.
Será que isso importa para você em tudo como uma coisa positiva, então? É uma coisa boa, se alguém coloca a crença religiosa por trás deles e abraça "o vazio infinito"?
SJ: Eu diria: "A riqueza infinita de esta vida vivida mais do que é possível para qualquer pessoa que pensa que tem algo acontecendo depois". Como quando você está em um restaurante e você está tendo algo que é apenas sensacional, e quanto mais perto você chegar ao final do mesmo a melhor prova, e você está saboreando cada coisa, porque isso é tudo que você tem.
Por isso, não importa.
SJ: Para mim, eu acho que eu obtenha muito de pensar da sorte que temos em estar vivo. Eu acho que existem apenas como muitas pessoas agradáveis e felizes que são religiosas. Mas a vida vivida sem religião pode ser totalmente fantástica
___
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Sanderson Jones amei quase tudo sobre a igreja - o canto, a comunidade, o otimismo, atitude pode fazer, faça-bom espírito. Era apenas o Deus mordeu ele não podia lidar com isso.
Então, ele decidiu criar uma alternativa com um comediante, Pippa Evans. Ela pode incorporar muitas convenções associadas a lugares tradicionais de culto, mas acabar com as divindades. Assim, enquanto não haveria cantar músicas e sermões, coleções e voluntariado, chá e biscoitos, não haveria tanto como uma sugestão do santo ou no futuro. O primeiro Domingo da Assembléia ocorreu em janeiro de 2013. Agora, existem 63 e está se espalhando por todo o mundo.
Eu sei como Sanderson sentia. Para mim, como um menino, foi sinagoga em vez de igreja. O que me colocar fora? É difícil saber por onde começar. A auto-justiça, a intolerância, os homens velhos bolorentos gritando "shush" através da respiração halitotic, a convicção de que quanto mais perto você fosse para a linha da frente o mais garantir o seu lugar no céu ... Era doença que finalmente fez por mim. Com a idade de nove anos, eu contraiu encefalite, e passou a maior parte dos próximos três anos na cama no escuro. Não exatamente me transformar em um ateu militante. Eu apenas pensei que se Deus existisse eu não queria ter nada a ver com ele.
Simon Hattenstone (centro) na Assembleia domingo.
Facebook Twitter Pinterest
Simon Hattenstone (centro) na Assembleia domingo. Fotografia: Souvid Datta para o Guardian
Quarenta anos depois, estou sentado na primeira fila no Conway Hall, no centro de Londres. Aqui, não há concorrência para obter uma casa de banho em cima, e há uma refrescante falta de mofo - os homens mais velhos tendem a ter quiffs e correntes penduradas seus jeans.
Propaganda
Hoje, o assunto é Remembrance domingo, e há uma conversa que se deslocam de o primeiro historiador da guerra mundial Deborah Lavin, que cita a avó de Oldham ( "Eles dizem que deram as suas vidas, mas eles não. Eles foram roubados deles") , uma renderização concurso do Último Post e músicas. Muitos deles, liderados por Sanderson ea banda. Nós cantam canções de marcha, a partir É um longo caminho para Tipperary, para arrumar seus problemas no seu kit de Old Bag.
Conway Hall, que se acredita ser a mais antiga organização freethought sobrevivente no mundo, é o lugar perfeito para o serviço. Fora da sala principal, fantoches de dedo de heróis seculares, como Bernard Shaw e Charles Darwin são vendidos. No interior, o salão está cheio de fiéis - a maioria jovem, moderno e alegre.
Como tantas pessoas aqui, Sanderson Jones tem história com o cristianismo. Ele freqüentou uma escola pública Anglicana, e ia à igreja cinco vezes por semana. Sua mãe morreu quando ele tinha 10 anos e ele começou a ter dúvidas sobre Deus. Embora ele continuou a freqüentar a igreja e estudou teologia medieval, como parte de um grau história, os rumores cresceu até que ele encontrou-se um ateu de pleno direito.
O conjunto na Conway Hall, Londres.
Facebook Twitter Pinterest
O conjunto na Conway Hall, Londres. Fotografia: Souvid Datta para o Guardian
Como o Domingo da Assembléia diferem de humanismo tradicional? "É mais rock'n'roll", diz ele. "Feliz de Pharrell e obter do Daft Punk Sorte são populares aqui. A Assembleia domingo é uma celebração da vida, o que significa que o serviço é alegre, uplifting e positivo. A banda jogar absolutos clássicos singalong culpada-prazer. What a Feeling de Flashdance sempre cai bem. "Ele faz uma pausa. "Mas eles não são realmente adequados para a relembrança domingo."
Propaganda
Após o serviço, eu dobrar em os biscoitos de chocolate abundantes e conversar com os membros da congregação. As pessoas que falam são bracingly aberto. Sim, eles dizem, eles vêm aqui para o conforto e amizade (em alguns casos mais do que amizade - Jones está a realizar seus primeiros casamentos de montagem próximo ano). Há Paul, 55, que deixou sua igreja evangélica depois de uma crise conjugal ( "Eu amo o lema do Domingo da Assembléia -" viver melhor, ajudar muitas vezes e quer saber mais ", e ele faz todos os três dessas coisas"); 29-year-old Shiv, que ama, que eles são apenas aqui para celebrar a vida, e diz que tem ajudado com seus nervos; Ed., Que foi criado como católico e está aqui pela primeira vez ( "Eu tenho uma crença abstracta em Deus Se as pessoas me dizem que não acreditam em Deus, eu digo: 'Bem, você acredita em boa?" Para mim , que é uma ea mesma coisa. ")
Amy e sua noiva, Daniel, estão misturando-se com Shelley e Jane, a quem eles se encontraram recentemente no social, o Dia das Bruxas. Os pais de Daniel eram missionários nas Filipinas. Ambos morreram jovens, e ele perdeu sua fé. Jane, que cresceu Católica, perdeu o dela no 12 quando ela descobriu seu padrinho, um padre, havia sido preso por abuso sexual de crianças, ea igreja escondeu-o em um mosteiro.
Pippa Evans e Sanderson Jones.
Facebook Twitter Pinterest
Pippa Evans e Sanderson Jones. Fotografia: Souvid Datta para o Guardian
Amy e Shelley são ao longo da vida não-crentes, mas eles se comparam a Assembléia favoravelmente com o ateísmo agressivo de pessoas como Richard Dawkins. "Este não é o espaço negativo", diz Amy. Shelley concorda: "É tudo sobre ser positivo e se envolver com sua comunidade."
Como se sentiriam se Richard Dawkins entrou na próxima reunião? "Eu adoraria ter uma chávena de chá com ele", diz Daniel. "Sim, você seria muito bem-vindo aqui, Richard", Amy diz: "desde que você jogar bonito!"
Estou surpreso com o quão perto o serviço imita serviços religiosos tradicionais, à direita para a caixa de coleta. Quanto Sanderson, ele é ótimo, mas eu me pergunto se ele está ciente de que a barba e cabelos longos significam que a maioria das pessoas. Eu preferiria um skinhead barbeado levando meu serviço Godless em vez de um Jesus gengibre.
Mas estas são coisas triviais. O serviço é encantador. Fecha-se com uma versão de 1990 dos Cranberries bateu Zombie ( "É o mesmo antigo tema desde 1916./In sua cabeça, na sua cabeça eles ainda estão lutando, / Com seus tanques e suas bombas, / E suas bombas e suas guns./ na sua cabeça, na sua cabeça, eles estão morrendo ...).
E, como eu assistir a um par de centenas de pessoas balançando e cantando esta canção clássico anti-guerra no topo de suas vozes, encontro-me a jorrar.
Alguns nomes foram mudados. Para encontrar a sua Assembleia domingo mais próximo, visite sundayassembly.com. Se você gosta de montar seu próprio Assembleia domingo, ir para tinyurl.com/AssemblyTime - o site irá colocar você em contato com os membros potenciais em sua área, e você também pode acessar um pacote inicial acessível com muitos detalhes e sugestões
"Somos uma instituição de caridade, por isso não podemos dar opções de ações por isso temos de pagar os salários", Sanderson Jones disse Wired.co.uk. A plataforma vai ajudar as pessoas a se inclinar como configurar sua própria Assembléia, conectar uns com os outros e criar os seus próprios encontros.
Jones acredita que há "uma oportunidade incrível para mudar o mundo para melhor", citando estudos que têm demonstrado que as pessoas que vão à igreja são mais saudáveis, mais ricas, vivem mais tempo e são mais felizes.
"Se aumentarmos o capital social das pessoas através da criação de comunidades da vida real e apoiar redes, então podemos aumentar a riqueza, sem gastar cargas. É o capitalismo social. E nós pensamos que a melhor maneira de criar mais destas reuniões IRL, é aproveitar o poder de computadores em rede, para que possamos ficar longe de computadores em rede ", disse ele.
Não é £ 500.000 um monte de dinheiro para construir um site? "Como muitas startups em estágio inicial você sabe que levantam meio milhão de libras? Todos eles", diz ele.
Criando uma plataforma para expansão internacional repente faz Domingo da Assembléia soar um pouco organizada - talvez muito parecido com a religião? Mas Jones é rápido para contador: "As coisas que são organizados não são necessariamente ruins Muitas pessoas confundem os aspectos organizacionais de alguma coisa [Religião] com as coisas ruins que aconteceram por causa disso Lotes de organizações são grandes:.. Girl Guides, escoteiros, brownies. Um monte de mau feito em nome da religião tem sido feito pelo povo que são mais organizados ".
domingo da Assembléia
Ele destacou o absurdo do argumento, relacionando-a carros. "Imagine dizendo que você não quer um carro de um desses fabricantes organizados. As organizações podem fazer coisas maravilhosas."
Ele e Evans olhou para diferentes modelos de auto-organização, como Ted X e como igrejas têm ministérios leigos, mas liquidados em seu próprio processo, que é mais sobre "recomendações e recursos" do que "regras e regulamentos". Eles estabeleceram uma carta que descreve as ideias por trás da Assembleia domingo, que tem a missão de "ajudar a todos encontrar e realizar todo o seu potencial". Domingo da Assembléia é 100 por cento uma celebração da vida ( "nós nascem a partir do nada e ir para nada Vamos divertir juntos.), Não tem doutrina e nenhuma divindade, é radicalmente inclusiva; livres para participar; tem uma missão da comunidade e é independente (de empresas ou patrocinadores).
Fundamentalmente, o Domingo da Assembléia não "religião bash". "Um monte de ateus e humanistas bater religião", diz Jones, adicionando este está em desacordo com a inclusão radical. "Nós temos um em Brighton que tem sido criado por um cristão", acrescenta.
Jones acredita que ele e Evans 'background desempenho como comediantes os ajudou a pregar o elemento de uma igreja ateu serviço ( "É difícil levar as pessoas a vir para o chá e bolo e, em seguida, tentar construir um serviço em torno disso"). Eles podem oferecer orientações sobre o formato que funciona melhor, mas dizem que uma vez auto-organizadas Assembleias dominicais acertar, eles podem fazer o que querem. "Lean as regras antes de quebrá-las."
Ele descreve o serviço mensal como o Viable Product mínima. "É a menor coisa que você pode fazer para começar a comunidade", explica Jones. Uma vez que as pessoas aprenderam como fazer isso, eles podem adicionar mais voluntários, em seguida, "adicionar um clube do livro, um clube de filosofia, em seguida, fazê-lo duas vezes por mês e depois semanalmente ...", acrescenta.
Além dos encontros, Jones tem a ambição de avançar para projetos de ação comunitária. "Tantas coisas igrejas fazer são realmente surpreendentes. Queremos combinar esse impulso com a infra-estrutura escalável e, em seguida, é muito louco pensar sobre o que podemos conseguir."
"Se você falar sobre não havendo Deus ou humanismo, as pessoas nem sempre sabem o que se sente. Mas nós celebrar a vida. Basta estar vivo é esta coisa maravilhosa e realmente inspira as pessoas a fazer coisas."
Ele compara-o com o movimento do software de código aberto. "Nós estamos indo para tentar quebrar a porca de ação da comunidade open source. Essa é a grande meta."
Um espinho menor no lado de Domingo da Assembléia parece ser Alain fazer Botton, que descreve Jones e Evans "organização como" um rip-off flagrante do que fazemos "[em seu sermão de domingo]. "Estamos tristes para ver tentativa seus chamados" criadores "para tomar o crédito", disse à Time Out.
Jones diz do desprezo: "Eu realmente não sei por que ele tem um tal de abelha em sua capota sobre The Sunday Assembleia Nem Pippa, nem que eu já estive ao seu sermão de domingo por isso seria difícil de rasgar-lo Alain,.. Se você quiser falar, a nossa porta está sempre aberta. Além disso, se alguém quer uma risada que deve verificar se este Tumblr John-Luke Roberts fez Alain de fundo. é imagens do show de comédia Bottom, com os tweets de Alain. "
Para você, Alain.
então vcs reconhecem que religião é mesmo uma palhaçada né... rss
Responder